Regarder en ligne 2 Coelhos 4K

Como Criar Coelhos Saudáveis

Dê ao coelho uma quantidade farta de feno. O feno é a base da alimentação desses animais. A importância dele se deve não só aos nutrientes que contém, mas também às fibras. Como coelhos fazem a própria higiene, eles costumam engolir uma grande porção de pelos. Sem as fibras adequadas, essas bolas de pelos podem obstruir o sistema digestivo e isso pode ser fatal. Mastigar feno também ajuda a manter os dentes do coelho do tamanho certo, desgastando-os e evitando que fiquem maiores do que deveriam ser. [1] [2]
  • Alimente o coelho com o feno Phleum pratense, aveia ou trigo. Outros fenos como alfafa podem ser excessivamente ricos em cálcio ou proteínas para o coelho. Para escolher um feno de boa qualidade, procure um de tom verde e odor adocicado. O feno de baixa qualidade é completamente amarelo e pode ter cheiro de bolor. Não alimente o seu bichinho de estimação com um desses. [3]
  • Se não encontrar um feno bom em um pet shop, há empresas que enviam o feno certo pelo correio. [4]
  • Coelhos podem comer feno desde que nascem.
Dê a ele muita água. Como para a maioria dos animais, a água é fundamental para a saúde e o bem estar. Sem a quantidade adequada de água, o coelho pode ficar desidratado, o que pode fazer com que algum órgão pare e ele morra. Ele precisa ter acesso à água fresca o tempo todo. [5]
  • Um frasco de água ou uma tigela de cerâmica ou de aço inoxidável são suficientes para colocar água para o coelho. Lembre-se de que ele pode beber mais água em uma tigela do que em um frasco, o que é melhor para a saúde dele. Você pode oferecer os dois a ele e ver qual é o preferido.
  • Seja qual for o método escolhido para fornecer água ao bichinho, use apenas produtos que não contenham chumbo.
  • Troque a água velha por água limpa todos os dias.
  • Também não se esqueça de lavar as vasilhas e frascos com água quente e sabão diariamente para evitar a proliferação de bactérias. Enxágue-as bem para não deixar nenhum resíduo de sabão.
Inclua vegetais frescos à dieta dele. Os vegetais mais apropriados para coelhos são alface romana, brócolis, cenoura, coentro, espinafre e aipo. [6] [7]
  • Todos os vegetais que oferecer a ele devem ser frescos. Mesmo aqueles que estejam há poucos dias na geladeira podem deixá-lo doente.
  • Sirva vegetais molhados ao coelho para aumentar a ingestão de líquidos e ajudar o alimento a se deslocar com mais facilidade pelo trato digestivo.
  • Alterne os vegetais do bichinho todos os dias. Alguns coelhos, quando alimentados somente com um tipo de vegetal, correm o risco de desenvolver sedimentos que podem transformar-se em cálculos na bexiga. Um exemplo típico é a cenoura, que é rica em oxalato. Dar cenoura a ele todos os dias pode fazer com que o coelho fique predisposto a ter problemas na bexiga. Para evitar isso, nunca dê o mesmo alimento dois dias seguidos. Se o coelho comer cenoura em um dia, ofereça brócolis na próxima vez para mudar constantemente a dieta dele.
Dê frutas como um agrado. As frutas devem ser consideradas como petiscos e não devem compor a base da alimentação desses animais. Normalmente, não se deve servir mais do que duas colheres de sopa de frutas ao dia. [8] [9]
  • Todas as frutas são consideradas seguras para coelhos, desde que em quantidades controladas.
  • Alterne as frutas oferecidas diariamente, da mesma maneira que faz com os vegetais.
Forneça uma quantidade limitada de ração pra coelho. A ração comercial geralmente não é considerada fundamental para a alimentação dos coelhos – ela não fornece fibras nem desgasta os dentes como o feno. Além disso, ela tem muitas calorias e pode levar à obesidade se administrada em excesso. Em quantidades limitadas, entretanto, a ração pode fornecer vitaminas e minerais que o seu bicho de estimação precisa. [10] [11]
  • Lembre-se de que a ração deve ser apenas um complemento para os outros alimentos, não sendo a base alimentar dos coelhos.
  • Escolha rações do feno Phleum pratense em vez de alfafa. A ração de alfafa tende a ser mais calórica e pode causar obesidade.
  • A ração pode vir em duas formas: em flocos com frutas secas, tipo granola, ou extrusada. A primeira tem nutrientes específicos em cada grânulo, enquanto a segunda tem todos os nutrientes misturados no mesmo. Use a ração extrusada para dar ao seu bicho de estimação todos os nutrientes essenciais à saúde. Com a ração em flocos, o seu coelho pode eleger um sabor favorito e negligenciar outros, o que pode gerar deficiências nutricionais.
  • Converse com o veterinário para saber o tamanho ideal da porção de ração no caso do seu coelho. Alguns veterinários recomendam servir a um coelho adulto não mais do que uma colher de sopa diariamente. [12]
  • Se o bichinho começar a não dar bola para o feno, diminua a quantia de ração. A falta de fibras fornecidas pelo feno pode causar uma obstrução fatal no trato digestivo, por isso você sempre deve garantir a presença do feno como o alimento principal dos coelhos.
Evite alimentá-lo com qualquer coisa que não esteja nessa lista. Coelhos tem um sistema digestivo sensível e não se deve dar a eles alimentos com os quais não estejam familiarizados. Evite especificamente nozes, sementes, milho ou qualquer doce, como chocolate. O coelho não é capaz de digerir essas comidas e o consumo delas pode ser fatal. [13]
  • Evite ainda qualquer petisco. Eles podem ser prejudiciais ao coelho.
  • Sempre consulte um veterinário antes de dar algum alimento novo a ele.

Dicas Editar

  • Se o coelho o lamber, significa que gosta de você!
  • Nunca deixe o bichinho direto nas grades da gaiola, como na foto acima! Além de machucar as patas, as grades podem também provocar feridas nas juntas, que são difíceis de curar e podem infeccionar. Ele vai adorar uma superfície seca e macia.
  • A cenoura não é tão saudável para ele. É possível alimentá-lo com cenoura de vez em quando e não todos os dias.
  • Não dê ao coelho muitos petiscos líquidos, pois eles fazem mal para o sistema digestivo dele.
  • Coelhos não gostam muito de barulho, portanto, evite sons muito altos: sons como latidos de cachorro, bandas tocando ou quaisquer outros sons altos e que distraem.
  • Coelhos são seres muito sociáveis, e muitos deles gostam de ter um companheiro (os que não forem da mesma ninhada tendem a se dar melhor com coelhos do sexo oposto, mas há exceções). Novamente, não se esqueça de castrá-lo!
  • Enquanto estiver no mesmo cômodo que o coelho, basta deixar a gaiola aberta que ele vai sair, mesmo que você não esteja observando. Ele vai ficar triste se você não o deixar sair.
  • Veja se a gaiola é grande o suficiente para ele saltitar quatro vezes de um lado para o outro, e alta o bastante para ele ficar de pé sobre as patas traseiras.
  • Coelhos aprendem a usar a caixa de higiene com extrema facilidade – ainda mais se eles forem bem novinhos e esterilizados ou castrados. Eles evacuam naturalmente enquanto comem, então dê a ele uma caixa de higiene bem grande, forrada com jornal e feno, ou grama, e ele vai praticamente treinar por conta própria. É possível notar "bolinhas" por toda a área onde ele andar; é assim que ele marca o território. Conforme o coelho se estabelece (e marca o território com o queixo), elas diminuem gradualmente e cessam.
  • Não tente capturar um coelho. Se você fizer isso, pode deixá-lo com saudade de casa, o que pode transformá-lo em um coelho realmente malvado!

Avisos Editar

  • Faça uma pesquisa antes (e depois) de comprar um coelho!
  • Caso o coelhinho fique em um local onde haja fios elétricos ligados na tomada, tire os fios ou o coelho de lá. Esses animais adoram roer cabos e apenas uma mordida pode ser fatal. Outra opção é proteger a fiação usando canos de PVC ou molas flexíveis de plástico, encontradas em algumas lojas de eletrônicos e sites que fornecem produtos para coelhos.
  • Não deixe o seu bichinho de estimação engordar! Pense nos malefícios da obesidade para seres humanos – no caso de coelhos, é muito pior. Uma alimentação adequada e exercícios são fatores essenciais para manter o seu coelhinho em forma.

WikiHows Relacionados

Como dar Banho em seu Coelho de Estimação

Como Cuidar de um Coelho

Como Descobrir o Sexo de um Coelho

Como Alimentar um Coelho Doméstico

Como Entender seu Coelho

Como Brincar Com Seu Coelho de Estimação

Como Cuidar de Coelhos Recém Nascidos

Como Lidar Com um Coelho Doente

Como Saber Se a Sua Coelha Está Grávida

Como Cuidar de um Coelho de Estimação